
Àwárí
V SEMINÁRIO DE CULTURA POPULAR
DE MATRIZES AFRICANAS
24 a 26 de novembro de 2025
Participe da quinta edição do
Àwárí - Seminário de Cultura Popular de Matrizes Africanas!
Para realizar a inscrição, clique aqui.
Dúvidas? Escreva:
TEMA CENTRAL: AQUILOMBAMENTOS
O tema da 5ª edição do Àwárí - seminário de cultura popular de matrizes africanas é “aquilombamentos”, inspirado no conceito de “quilombismo”, proposto por Abdias do Nascimento, que foca na coletividade, no cuidado e na preservação da memória da população negra, agredida sistematicamente, quando não por graves distorções, da mais crassa negação do seu passado histórico.
De acordo com Abdias do Nascimento:
"Os quilombos resultaram dessa exigência vital dos africanos escravizados, no esforço de resgatar sua liberdade e dignidade através da fuga ao cativeiro e da organização de uma sociedade livre. A multiplicação dos quilombos fez deles um autêntico movimento amplo e permanente.
O quilombismo se estruturava em formas associativas que tanto podiam estar localizadas no seio de florestas de difícil acesso que facilitava sua defesa e sua organização econômico-social própria, como também assumiram modelos de organizações permitidas ou toleradas, freqüentemente com ostensivas finalidades religiosas (católicas), recreativas, beneficentes, esportivas, culturais ou de auxílio mútuo.
Não importam as aparências e os objetivos declarados: fundamentalmente, todas elas preencheram uma importante função social para a comunidade negra, desempenhando um papel relevante na sustentação da comunidade africana. Genuínos focos de resistência física e cultural.
Objetivamente, essa rede de associações, irmandades, confrarias, clubes, grêmios, terreiros, centros, tendas, afochés, escolas de samba, gafieiras foram e são os quilombos legalizados pela sociedade dominante; do outro lado da lei se erguem os quilombos revelados que conhecemos.
Porém tanto os permitidos quanto os "ilegais" foram uma unidade, uma única afirmação humana, étnica e cultural, a um tempo integrando uma prática de libertação e assumindo o comando da própria história. A este complexo de significações, a esta práxis afro-brasileira, eu denomino de quilombismo."
* Abdias Nascimento (1914-2011) foi Poeta, escritor, dramaturgo, artista visual e ativista pan-africanista. fundou o Teatro Experimental do Negro e o projeto Museu de Arte Negra. Suas pinturas, exibidas dentro e fora do Brasil, exploram o legado cultural africano no combate ao racismo. Professor Emérito da Universidade do Estado de Nova York, ele foi deputado federal, senador da República e secretário do governo do Estado do RJ (Fonte: IPEAFRO).

